terça-feira, 25 de outubro de 2022

Recursos Bíblicos e Tecnológicos para Crianças

Queremos apresentar nesse texto dicas e recursos bíblicos e tecnológicos que se bem usados poderão ser úteis na educação cristã.

Existe muitas discussões sobre os benefícios e problemas vindos com o uso da internet que inegavelmente faz parte do cotidiano de todos independente da idade. 

Entre os BENEFÍCIOS: 

  • A praticidade - fazer muitas coisas sem sair de casa; compras, pagamentos, estudos (EAD ou híbrido), trabalhos, entretenimento;
  • Comunicação - ‘socialização virtual’ (textos, áudios, vídeo conferência, metaverso...), minimizando limitações físicas, "diminuindo" distâncias no tempo e no espaço, etc.
  • Na educação infantil: Torna as aulas mais autônomas, dinâmicas e divertidas com jogos educativos individuais ou em grupos; prepara para o futuro; estimula a aprendizagem e a capacidade de absorver conteúdos diversos; retém a atenção podendo aumentar o interesse, curiosidade, imaginação, raciocínio lógico e criatividade.

O uso consciente da tecnologia é reconhecido pela BNCC - Base Nacional Comum Curricular, como um grande aliado a educação em geral.

Alguns PROBLEMAS do mau uso são:

  • Distanciamento (mesmo debaixo do mesmo teto) relacionamentos superficiais e “descartáveis”, narcisismo ou "síndrome de celebridade", sedentarismo, isolamento; 
  • Insônia, ansiedade, imediatismo - pensamento acelerado sem foco ou multifocal, sensação de perca de tempo, improdutividade e estagnação, depressão, e outras alterações físicas e emocionais. 

É notório que vídeos influenciam desde a percepção da realidade, a linguagem e o comportamento. Especialmente das crianças que aprendem por imitação, e ainda não tem habilidades suficientes maduras para um senso crítico ao que são expostas.

Há discussões em torno das idades e tempo de uso dos recursos tecnológicos e os impactos psicossociais. Questões de competências dos pais e profissionais habilitados na área (pediatras, pedagogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, etc). 

Assim, sabendo de antemão, que há tempo para tudo, há tempo para estudar, para o trabalho e lazer em todas as relações sociais, aplicando o que diz a Escritura por meio do rei Salomão (Ec 3). Alguns cuidados são recomendados:

  • Crianças devem usar dispositivos eletrônicos acompanhadas dos pais ou responsáveis, atentos, moderando e direcionando os conteúdos;
  • Ter regras e metas no tempo de uso, rotinas de estudos; brincadeiras, atividades físicas e interativas.

Mais sobre o assunto:

Segue alguns Recursos Bíblicos:

    1. Alfabetizando com a Bíblia - Nadere Reformatie & Knox Kids
    2. Baby Catecismo Ilustrado - Ana Paula
    3. Brevíssimo Catecismo de Westminster - Nadere Reformatie
    4. Lições no Breve Catecismo de Westminster para Escola Dominical Infantil
    5. Catecismo infantil - Os Puritanos
    6. Catecismo para Crianças - Brother Bíblia Arte
    7. Catecismo para Crianças Pequenas - Monergismo
    8. Memorizando o Breve Catecismo - Estante Confessional
    1. Canções baseadas no Catecismo de Westminster - Edinésia Morais
    2. A Bíblia Diz - Diego Venâncio 
    3. Cantando o Catecismo - Grion Espíndola 
    4. Músicas Bíblicas Infantil - LLKids 
  • Vídeos e Aplicativos:
    1. Bíblia para Crianças - YouTube 
    2. Minha Vida é uma Viagem - Músicas Bíblicas
    3. Turma do Cristãozinho - Músicas Cristãs para Crianças
    4. 3 Palavrinhas - Músicas Cristãs para Crianças
    5. Nossa Vida com Alice - Alfabetização Infantil

  • Livros (Indicações)


Um comentário: